Português Italian English Spanish

Cofic reinicia programas com estudantes das escolas de Camaçari e Dias d'Ávila

Cofic reinicia programas com estudantes das escolas de Camaçari e Dias d'Ávila


Cofic reinicia programas com estudantes das escolas de Camaçari e Dias d'Ávila

O Comitê de Fomento Industrial de Camaçari (Cofic) reinicia neste mês de abril os programas com as escolas públicas de Camaçari e Dias d'Ávila. Como vem ocorrendo desde 2020 por conta da pandemia, a agenda continuará virtual. Assim, através da tela dos celulares, laptops e computadores, os estudantes podem se conectar diretamente com as empresas do Polo, com o programa Ver de Dentro. Também podem participar de palestras com profissionais das empresas por meio do Construindo o Futuro. A programação começou no dia 12 de abril, com a visita online à Bayer de 49 participantes da Escola Yolanda Pires, de Camaçari, e se estende até o final do ano envolvendo outras escolas municipais empresas do Polo.

Os dois programas contribuem para ampliar o nível de informação dos estudantes sobre o Complexo Industrial e oportunidades de carreira no ambiente industrial. “Primeiro, a possibilidade de os estudantes conhecerem o Polo de Camaçari, as fábricas, o que elas produzem e o que trazem de contribuição para as comunidades. Segundo, estimula os jovens a pensar sobre uma profissão. Eles ficam sabendo o que o profissional faz, o que precisa para trabalhar numa determinada empresa”, afirma Nilzete Cardoso, gestora da Escola Luís Rogério, Camaçari

Com o Ver de Dentro, os alunos fazem um tour virtual por dentro das empresas do Polo de Camaçari. No Construindo o Futuro, eles participam de palestras com profissionais do Polo sobre as oportunidades nas carreiras técnicas e o mercado de trabalho no complexo industrial. A programação do mês de abril do Ver de Dentro conta ainda com uma visita à Basf (dia 28) das escolas Tancredo Neves e Ilay Garcia, de Camaçari. Já as palestras do Construindo o Futuro, no mês de abril, acontecem para estudantes da Escola Luís Rogério, Camaçari (dia 27), com Larissa Carvalho, supervisora de Processos de Produção da Basf, e também para os alunos das escolas Anfrísia Santiago e Normélio Moura, Dias d'Ávila (dia 29), com Antonio Luís Costa, líder de Melhoria e Controle de Processo da Tronox.

“O Ver de Dentro é importante para os alunos porque eles têm familiares, pais e parentes que trabalham no Polo de Camaçari. Eles precisam entender qual a importância do Polo na vida deles. Conhecer as empresas, o que elas produzem e o que geram de capital social para as famílias e a comunidade, faz com que eles sejam partícipes. Esse conhecimento tem um papel agregador”, afirma Ana Alice Neves Nunes Ramos, gestora da Escola Carlos Drumond de Andrade, em Dias d'Ávila. Já o Construindo o Futuro, em sua opinião,“ tem sido muito importante para os estudantes, pois eles precisam entender que as empresas buscam mão de obra local. E o que queremos é que essa mão de obra surja de nossas escolas”.

Para o mês de maio, a agenda do Ver de Dentro inclui visitas virtuais de estudantes de escolas de Dias d'Ávila à Braskem (dia 17) e à Deten (dia 26). O programa Construindo o Futuro, por sua vez, tem palestra da Birla Carbon (dia 11) para estudantes de Dias d'Ávila e da Deten (dia 31) para estudantes de Camaçari.

Balanço 2021

O programa Ver de Dentro em 2021 contou com 295 participantes, incluindo alunos e professores de 19 escolas: Normélio Moura, Pe Torrend, Anfrísia Santiago, Anísio Teixeira, Carlos Drummond, Altair da Costa e Laura Folly (em Dias D’Ávila) e mais Virgínia Tude, Ilay Garcia, Parque Verde, Edgard Santos, Hildebrando Filho, Elisa Dias, Yolanda Pires, Luis Rogério, Helena Magalhães, Lídia Coelho, Tancredo Neves e Paulo Freire (em Camaçari). As visitas online aconteceram em sete empresas: Braskem, Bayer, Deten, Basf, Unigel (CBE-SM e CBE-AN) e Oxiteno.

As palestras do programa Construindo o Futuro realizadas por profissionais da Bayer, Basf, Birla Carbon e Paranapanema atenderam 265 participantes, entre alunos e professores de 10 escolas: Carlos Drummond, Anfrísia Santiago, Laura Folly e Normélio Moura (em Dias d’Ávila) e  Tancredo Neves, Luis Rogério, Paulo Freire, Cosme de Farias, Helena Magalhães e Virgínia Tude (em Camaçari).

Praça da Matriz de Vila de Abrantes é entregue a população

3ª edição da Vila da Cultura acontece até o dia 24 de junho

Lamarão realizou o maior São João de Todos os Tempos

Luizinho do Baião no Arraial da Praça Abrantes

 

Santo Antônio do Inocoop tem recorde de Público e artistas comemoram

 3º Cicloturismo de Lamarão atrai esportistas de toda a Bahia