Português Italian English Spanish

Agricultores participam de atividade lúdica e informativa

Agricultores participam de atividade lúdica e informativa


Agricultores participam de atividade lúdica e informativa

Para trabalhar com os agricultores de Camaçari de uma forma lúdica, a Prefeitura, através da Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pesca (Sedap), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), trouxe o espetáculo teatral “Somos Todos José”. O evento foi realizado na manhã desta quarta-feira (18/5), no Horto Florestal Linaldo da Silva e contou, ainda, com uma palestra com o tema “Desafios da Cooperação”.

O objetivo dessa iniciativa foi destacado pelo titular da Sedap, Antonio Falcão. “É a gente tentar convencer o homem do campo, para ele saber onde está. O que é isso? Hoje, os benefícios que a prefeitura disponibiliza para eles, como insumos, máquinas, assistência técnica, kit de ferramentas, logística, além de estar em um município que tem uma das maiores demandas de mercado do Brasil é importante, e precisamos que ele entenda isso. Tem esses incentivos, terra boa, água, temos tudo”, finalizou.



O espetáculo retrata a vida cotidiana das pessoas que vivem no campo em histórias dos produtores, com texto e direção do ator e engenheiro agrônomo, Manoel de Matos, que falou sobre a peça. “A roça não é fácil, é dura e trabalhar no campo é muito difícil, é um dia para vencer o próximo. Acontece que, junto com essa dureza toda, tem uma beleza infinita que dá até para fazer uma peça de teatro”.



Em seguida, foi ministrada a palestra sobre os “Desafios da Cooperação”, que o agrônomo falou da importância. “Quando a gente fala de organização social, de cooperação, existem alguns pensamentos que são muito comuns, são muito disseminados, e que, a meu ver, mais atrapalham do que ajudam no momento de se organizar os produtores rurais. A palestra vai exatamente nesse sentido, tentando não trazer uma receita pronta, como fazer para que a cooperação dê certo, para que as organizações de produtores rurais deem certo, para que eles possam ser provocados, possam refletir, para ampliar um pouquinho a visão e poder ter uma condição ampliada para construir, desenvolver e fortalecer as suas organizações” finalizou.



A abordagem sobre o assunto também foi tratada pelo gestor do Sebrae Camaçari, Daniel Santana. “É extremamente importante a gente falar sobre o cooperativismo, sobre associativismo. Porque, se você parar para imaginar, se o Sebrae e a prefeitura, que são duas entidades grandes, estão se juntando para fazer um evento, porque os pequenos não se juntam também para crescer, se desenvolver, para ter mais resultados, para ter mais renda e para alcançar outros mercados. A gente percebe isso muito dentro da agricultura, as cooperativas são grandes forças impulsionadoras do faturamento, da melhoria de vida e renda para o pequeno agricultor”. Ele ainda lembrou que o processo de renovação do convênio entre as instituições está em andamento e um dos eixos de trabalho é o desenvolvimento da agricultura familiar.



A agricultora de Pau Brasil, Jaciara de Jesus da Silva, 44 anos, aprovou a iniciativa. “É gratificante estar aqui nesse momento, porque eles nos acolhem, dá informação daquelas que os agricultores não têm. Então é muito interessante, porque a gente soma isso aqui, colhe as informações e acaba aprendendo mais. Essa palestra é muito importante porque tem vários tipos de técnicos que podem estar ajudando, agregando valor na agricultura e são esses valores que a gente vem buscar, acaba encontrando e sai daqui todo mundo feliz”, afirmou.



A Secretaria do Desenvolvimento Econômico (Sedec) também é uma apoiadora da iniciativa e o titular da pasta, Waldy Freitas, participou da ação. Ainda estavam presentes os secretários de Relações Institucionais, José Matos, do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Andréa Montenegro, e da Fazenda, Joaquim Bahia.

Praça da Matriz de Vila de Abrantes é entregue a população

3ª edição da Vila da Cultura acontece até o dia 24 de junho

Lamarão realizou o maior São João de Todos os Tempos

Luizinho do Baião no Arraial da Praça Abrantes

 

Santo Antônio do Inocoop tem recorde de Público e artistas comemoram

 3º Cicloturismo de Lamarão atrai esportistas de toda a Bahia