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Setembro Amarelo: Alta pressão no ambiente de trabalho é uma das principais causas da desestabilização da saúde mental
Setembro Amarelo: Alta pressão no ambiente de trabalho é uma das principais causas da desestabilização da saúde mental
Dados da Organização Mundial da Saúde revelam que o Brasil é considerado o país mais ansioso do mundo e o quinto mais depressivo. Dentre os fatores que provocam a desestabilização da saúde mental está a alta pressão no ambiente laboral associada a prazos curtíssimos e dinâmicas tóxicas no ambiente de trabalho, como informa a médica do trabalho, especialista e consultora em Saúde e Bem-Estar, Ana Paula Teixeira.
“Além da alta pressão dos líderes que também se veem pressionados a entregar resultados excepcionais em prazos cada vez menores nessa economia instável e globalizada, o acúmulo de funções e serviços, a falta de treinamento adequado, as longas jornadas e a precarização das condições de trabalho são fatores que provocam, cada vez mais, prejuízos à saúde mental do trabalhador”, afirma a médica, que também destaca a importância do tema no ‘Setembro Amarelo’ – mês de prevenção ao suicídio.
Segundo o Ministério da Previdência Social, somente no ano passado, mais de 140 mil brasileiros foram afastados do trabalho por questões mentais. “O dado nada mais é que um reflexo da realidade. Ou seja, o empregador que negligenciar boas condições de trabalho pode comprometer a saúde mental do colaborador e, consequentemente, o seu desempenho. Por outro lado, as empresas que se preocupam e investem em saúde mental e bem-estar se destacam”, garante Ana Paula Teixeira.
A médica do trabalho conta que, atualmente, o mercado de trabalho vai muito além da produtividade. “Um líder não pode pensar somente no resultado e no lucro a qualquer custo. Todo o processo precisa ser considerado e isso inclui o apoio psicológico aos funcionários e, consequentemente, investimento na área. O trabalho é uma das áreas da vida em que passamos mais tempo. Então, o colaborador precisa se sentir bem para desempenhar as suas funções. Deste modo, ambos os lados ficam satisfeitos”, ressalta.
Mas, afinal, como as empresas podem zelar pela saúde mental dos colaboradores? Ana Paula Teixeira, que atua como consultora neste sentido em Salvador e outras cidades baianas, dá algumas dicas.
1. Entenda e mapeie a sua equipe: É importante conhecer melhor os funcionários e acompanhá-los de perto.
2. Mostre compreensão em relação à dor do colaborador.
3. Crie um canal exclusivo para falar sobre saúde mental.
4. Invista em capacitações: Promova palestras e workshops sobre saúde e bem-estar para o seu quadro de funcionários, inclusive para cargos de lideranças e chefias. Esse tópico é um dos mais importantes.
5. Ofereça benefícios em saúde mental: proporcionar o acesso ao psicólogo e/ou psiquiatra da empresa, em determinado dia da semana/mês, é uma alternativa eficiente.
6. Mapeie os estressores psicossociais.