Literatura, música e teatro movimentam Cajazeiras no segundo dia do Flin

0

Na quarta-feira (13), o Festival Literário Nacional (Flin): Diversas Leituras e Novos Caminhos leva atividades culturais que movimenta o bairro com literatura, música, oficinas artísticas e muito mais. Para Tom Correia, curador do festival, a programação é voltada a “todos que se interessam em ouvir o outro, em trocar experiências de vida e pontos de vista sobre assuntos que impactam o nosso cotidiano”.

Na Tenda Cultural, um dos destaques é a mesa que conta com Mv Bill e Paulo Rogério Nunes para um bate-papo que discute a importância das mídias periféricas. O espaço também trás discussões com os quadrinistas Hugo Canuto e Shiko, um quadro humorístico com Seu Pimenta, inspirado no cotidiano do bairro, além da apresentação musical de Mv Bill e do grupo Panteras Negras, primeira banda instrumental do mundo formada só por mulheres negras. 

Já na Arena Leia e Passe Adiante, no espaço Futura, um dos destaques é o bate-papo “Releituras poéticas do mundo”. Às 14hLilia DinizBell PuãKuma França e mediadas por Luciany Aparecida, discutem sobre as produções literárias contemporâneas.

No espaço Infantil da Arena Leia e Passe Adiante, o destaque fica para a peça A Princesa Dandara. A história da menina que questiona o papel que a sociedade designa ao negro é contada pela Cia de teatro da Biblioteca Infantil Monteiro Lobato. A arena também conta com a apresentação da Orquestra Neojibá e do grupo Canela Fina.

E, no Espaço Virtual da Arena Leia e Passe Adiante, o objetivo é promover a experimentação da tecnologia no campo da cultura e da educação. As atividades são organizadas pela Biblioteca Virtual Consuelo Pondé, unidade da Fundação Pedro Calmon (FPC/SecultBA), e tem como propósito proporcionar uma nova experiência sensorial unindo literatura, história, cultura e educação, através de atividades que utilizam óculos de realidade virtual, robô interativo e muito mais. 

Além disso, 5000 mudas de espécies da Mata Atlântica serão doadas no dia e serviços como emissão de carteira de trabalho, acolhimento de denúncias de violação de direitos nas esferas racial e religiosa e orientação às mulheres sobre violência doméstica e familiar, são oferecidos à população. A unidade móvel do PROCON, que realiza todos os serviços dos postos fixos, também marca presença no Flin.   

Confira aqui a programação completa.

Flin é abreviação do Festival Nacional Literário (Flin): Diversas Leituras & Novos Caminhos – projeto realizado pelo Governo do Estado da Bahia e coordenado pela Secretaria de Cultura (SecultBA), através da Fundação Pedro Calmon (FPC/SecultBA).  O Festival conta com a parceria das secretarias de Administração (SAEB), através da Superintendência de Atendimento ao Cidadão (SAC); de Comunicação (SECOM); de Educação (SEC); de Meio Ambiente (SEMA); de Saúde (SESAB), através da Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado da Bahia (HEMOBA); de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE), através do Serviço de Intermediação para o Trabalho (SINEBAHIA) e da Superintendência  dos Desportos do Estado da Bahia (SUDESB); de Políticas para as Mulheres (SPM); de Promoção da Igualdade Social (SEPROMI); de Tecnologia e Ciência (SECTI); de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), através da Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON) e de Turismo (SETUR), através da Superintendência de Fomento ao Turismo do Estado da Bahia (Bahiatursa), além da Defensoria Pública do Estado da Bahia; da Empresa Gráfica da Bahia (EGBA); do Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA) e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB).

MAIS INFORMAÇÕES:
www.flin.ba.gov.br
www.instagram.com/flinoficial

Serviço
I Festival Literário Nacional – FLIN
Quando: 12 a 15 de novembro (terça-feira até sexta-feira)
Horário: a partir das 8h30min
Onde: Ginásio Poliesportivo de Cajazeira
Endereço: Estr. do Coqueiro Grande, 127 – Fazenda Grande 2, Salvador – BA, 41340-050

Programação:
Quando: 13/11(quarta-feira) 

>>>ESPAÇO INFANTIL<<<
08h30 – CONTAÇÃO DE HISTÓRIA – CONTO DAS ÁGUAS

11h – PINTURA DE ROSTO
14h –  ORQUESTRA DE VIOLÕES
15h –  ESPETÁCULO TEATRAL CIA DE TEATRO DA BIML

15h30 – CONTAÇÕES DE HISTÓRIAS

>>>TENDA CULTURAL<<<

10h30 –  MESA 2: OS SOLDADOS DO MORRO DERAM BAIXA E FORAM VISTOS COM LIVROS NA MÃO

14h30 –  ESQUENTA
15h30 –  MESA 3: RELEITURAS VISUAIS DE PAISAGENS DA TERCEIRA MARGEM
17h  – APRESENTAÇÃO DE DANÇA STILETTO LUCAS DANCER
19h – APRESENTAÇÃO –  PANTERAS NEGRAS
20h – APRESENTAÇÃO MV BILL
>>>ESPAÇO FUTURA<<<

8h30 – BATE-PAPO 2: LEITURAS QUE TRANSFORMAM
14h – BATE-PAPO 3 | RELEITURAS POÉTICAS DO MUNDO – Com Lília Diniz, Bell Puã, Kuma França e mediadas por Luciany Aparecida
16h – BATE-PAPO 4 | OUTRAS CONVERSAS SOBRE OS JEITOS DO BRASIL
>>>SERVIÇOS<<<
08h30 às 17h

Doação de Mudas

Sine Móvel 

PROCON Móvel 

Centro de referência Milton Santos 

Unidade móvel de atendimento às mulheresOnde: Ginásio Poliesportivo de Cajazeira

Aberto ao Público  

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui