Português (Brasil)

Estudantes de Camaçari conquistam 1º lugar na Febrace 2024

Estudantes de Camaçari conquistam 1º lugar na Febrace 2024

Estudantes de Camaçari conquistam 1º lugar na Febrace 2024

Compartilhe este conteúdo:

Com o projeto "Do cafezinho ao carvão ativado: usando borra de café para tratar efluentes têxteis", estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (Ifba) – Campus Camaçari foram premiados em 1º lugar na categoria Ciências Exatas e da Terra, na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace) 2024. Formada pelos estudantes Caio Nunes Santana, Emily Kanashiro da Hora e Alana Carolina da Costa França, a equipe foi orientada pela professora de química Luciene Santos Carvalho.


 
“O projeto teve como objetivo preparar carvões ativados, a partir da reciclagem das borras de cápsulas de café usadas em máquinas, para serem empregados no tratamento de águas contaminadas com corantes oriundos das indústrias, como, por exemplo, o azul de metileno. Essas substâncias são nocivas ao meio ambiente e à saúde humana, se descartadas indevidamente nos corpos d’água. Portanto, o trabalho é muito importante, porque transforma um resíduo produzido em grande quantidade no Brasil, que é o principal produtor mundial de café, em um biocarvão que será usado para remover corantes presentes em águas residuais industriais”, afirmou a orientadora da equipe.
 
A estudante Alana França, falou sobre a participação no evento. “Foi algo incrível. Pois, ver jovens que desenvolvem projetos tão bons e inovadores nos motiva cada vez mais. É muito legal ver a imersão de estudantes com futuros tão brilhantes na Febrace, e poder fazer a mesma coisa. Além de poder representar o Ifba, a Bahia e a cidade de Camaçari, é uma experiência única, e vai ser um prazer muito grande conseguir representar o município em uma feira internacional”.
 
Além do 1º lugar na categoria Ciências Exatas e da Terra, na Febrace 2024, outras três premiações foram conquistadas pela equipe. São elas: uma credencial para participar da XIV Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências do Mato Grosso do Sul (FETECMS), em Campo Grande, em outubro de 2024; o destaque das Confederações (melhor projeto da Bahia); além da credencial para participar na Regeneron ISEF (Feira Internacional de Ciência e Engenharia) 2024, que é a maior competição internacional do gênero e acontecerá em Los Angeles, nos Estados Unidos da América (EUA), entre 11 e 17 de maio.
 
A pesquisa realizada pelos estudantes foi desenvolvida no laboratório de Química do Ifba – Campus Camaçari. Inicialmente foi divulgada no 13° Encontro de Jovens Cientistas, que ocorreu em outubro de 2023, na Universidade Federal da Bahia (Ufba), quando receberam o Prêmio de Menção Honrosa pelo trabalho.
 
A descrição do Febrace é de um programa de talentos em ciências e engenharia que estimula a cultura científica, o saber investigativo, a inovação e o empreendedorismo em jovens e educadores da educação básica e técnica do Brasil.
 
A Febrace 2024 ocorreu entre os dias 18 e 22 de março, no Centro de Inovação da Universidade de São Paulo (USP), na capital paulista.

Foto: Arquivo

Compartilhe este conteúdo:

“Caetano Visita Escolas e Expõe Realidade Crítica na Educação Municipal”

Devoção, Tradição e Cultura Marcaram a Lavagem de Barra de Pojuca

São Thomaz de Cantuária: Fé e Tradição Marcam o Dia do Padroeiro de Camaçari”

“Luiz Caetano é Empossado Prefeito e Promete Gestão Inclusiva e Participativa”

Lamarão: Pró Ninha assume novo mandato com saúde em foco”

NOVO MIX : E assim chegamos ao final de 2024…Em 2025, estaremos ainda mais fortes!