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A Escola Municipal Zumbi dos Palmares, do Terreiro de Lembá, pontuou mais uma vez com a maior nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) da cidade de Camaçari .
A Escola Municipal Zumbi dos Palmares, do Terreiro de Lembá, pontuou mais uma vez com a maior nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) da cidade de Camaçari .
Segundo os dados divulgados esta semana pelo Ministério da Educação (MEC), tendo como referência o IDEB de 2023, Camaçari alcançou a nota 5,1 nos anos iniciais e 4,0 nos anos finais do ensino fundamental, estando abaixo da média do estado da Bahia e da capital baiana.
A Escola Zumbi dos Palmares, do Terreiro de Lembá, obteve a nota 6,2 , sendo a maior da cidade. A nota alcançada não é surpresa para a população, já que a Escola detém a maior nota da história da cidade, que foi 6,6, no ano de 2017, chegando a atingir 100% de alunos avançados em matemática e 97% de alunos avançados em língua portuguesa.
A Escola é municipal, porém, é gerida pelo Terreiro de Lembá, sob liderança e gestão do Táta Ricardo Tavares, que faz com que a unidade escolar seja modelo. Na unidade escolar, os alunos participam de práticas exitosas e alcançam bons resultados, além de contar com um ambiente acolhedor, com projetos voltados a educação ambiental, educação inclusiva, educação antirracista, focando na valorização da identidade afro-brasileira e indígena, arte, cultura e literatura brasileira. A política de segurança alimentar e nutricional também é marca da escola.
Apesar da escola ter passado por problemas com a atual gestão municipal, chegando a ficar mais de seis meses sem internet, sem computador, com problemas na estrutura física, o parquinho interditado por falta de manutenção, ausência de servidores e materiais básicos para educação, como lápis e borracha, a Escola Zumbi dos Palmares ainda assim se destacou e "salvou" a gestão municipal no indicador do desempenho da cidade e se consagrado como referência em educação pública de qualidade na cidade de Camaçari. Desta forma, agora torna-se uma escola formadora segundo a política do Ministério da Educação.