Quer receber notícias do Bahia Diário?
Acolhimento e conexões marcam os quatro dias da CONFAM 2024 em Salvador
Acolhimento e conexões marcam os quatro dias da CONFAM 2024 em Salvador
A 36ª Conferência das Associações de Mulheres de Negócios e Profissionais do Brasil (CONFAM) foi um evento memorável, realizado ao longo de quatro dias intensos, repletos de acolhimento, conexões, aprendizados e celebrações. Pela primeira vez, Salvador foi a anfitriã, recebendo mulheres BPW do Brasil e do mundo em um encontro de possibilidades.
O primeiro dia foi marcado pela emoção da entrada das delegações, com Salvador sendo a última a entrar. A apresentação da jovem Morenah Moara, ao som dos tambores da Banda Soulmaré, encantou o público e fez todos cantarem e dançarem ao ritmo do Axé da Bahia.
No segundo dia, a tradicional Cerimônia das Velas, inspirada na fundadora da BPW, Lena Phillips, trouxe um momento de interiorização. Em seguida, a diretoria da BPW Brasil apresentou sua prestação de contas, e painéis sobre empreendedorismo foram conduzidos por Monika Santana e Simone Bernardino, da BPW Salvador, além de Rosângela Gonçalves, do Sebrae Bahia.
A tarde cultural foi um dos pontos altos, com uma homenagem às Ganhadeiras de Itapuã, prestada pela BPW Salvador. O dia terminou em clima de festa com a Micareta da BPW, realizada no Clube Espanhol.
No terceiro dia, ocorreram diversas trocas de experiências, com cada BPW compartilhando seus projetos inovadores. A BPW Salvador homenageou a artista plástica Rita Prata como associada destaque e apresentou os projetos "Pretas Poderosas nos Negócios" e "Doando Vidas Sustentando Amor", este último arrecadando 3,1 kg de cabelo e conquistando o 2º lugar em arrecadação da BPW Salvador. O projeto, coordenado pela Comissão de Saúde e Bem-Estar, é liderado pela terapeuta sistêmica Dandara Brasil.
O último dia foi reservado para a troca de experiências entre diretorias locais e a apresentação dos projetos dos comitês nacionais. A cerimônia incluiu a entrega simbólica de uma peruca a uma paciente em tratamento oncológico, com a presença de Elisangela Oliveira, líder da ONG Peruca Solidária e parceira da BPW Salvador. Além disso, foram realizadas rodadas de negócios e painéis sobre temas como a BPW Senior e a Lei Maria da Penha.
Para Rose Rozendo, presidente da BPW Salvador, o evento foi um marco “Estou orgulhosa de cada uma de vocês por tudo que construímos nesta CONFAM. Vamos seguir firmes, fortes e unidas mais do que nunca. Quem disse que eu ando sozinha? Carrego em mim a força de muitas. Sou uma, mas não sou só", afirma.
Marineide Araújo, vice-presidente da delegação de Salvador, destacou a honra de receber mulheres BPW de todo o Brasil e do mundo. “Para nós, é uma honra sediar um evento dessa magnitude, reforçando nosso compromisso com o empreendedorismo feminino e destacando as potencialidades das mulheres aguerridas”, dispara.
A conferência foi encerrada com um jantar de celebração, um momento de agradecimento pelas conexões realizadas e pelas despedidas até o próximo destino: Bento Gonçalves, que sediará a 37ª CONFAM em 2025. “Foi um evento intenso, repleto de conhecimento,
conexões e negócios fechados, com mais de R$ 160 mil movimentados na Expo CONFAM. Esse número deve crescer com a mensuração do BPW em Números. Saímos dessa CONFAM realizadas, com o sentimento de dever cumprido, e a felicidade era visível nos rostos das delegadas”, celebrou Alison Regina, presidente da BPW Brasil.
Foto: Matheus Lima - Delegação Salvador