Português (Brasil)

Jerônimo se reúne com Lula e defende criação de política pública unificada de segurança

Jerônimo se reúne com Lula e defende criação de política pública unificada de segurança

Jerônimo se reúne com Lula e defende criação de política pública unificada de segurança

Compartilhe este conteúdo:

Durante encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e governadores, no Palácio do Planalto, nesta quinta-feira (31), que tratou sobre a ampliação da atuação da União nas ações de segurança pública, o governador Jerônimo Rodrigues enfatizou que “a criação de uma política pública unificada de segurança perpassa por esse tipo de discussão estratégica, para somar visões e prioridades regionais em torno de um objetivo comum”.

De acordo com o governador, a reunião serviu para que fossem colocadas as necessidades específicas de cada estado. “Agora, tanto no âmbito do Consórcio Nordeste, quanto junto a todos os governadores do Brasil, com o suporte dos secretários de Segurança Pública, iremos analisar a proposta. Nossa meta é devolver ao presidente um plano articulado para um pacto nacional de segurança pública, que integre as demandas de cada estado,” afirmou o governador, que estava acompanhado secretários de segurança pública e de administração penitenciária e ressocialização, Marcelo Werner e José Castro, respectivamente.

Na ocasião, foram apresentados detalhes da PEC, que propõe inserir o Sistema Único de Segurança Pública (Susp) na Constituição Federal. Essa inclusão permitirá à União estabelecer diretrizes nacionais de segurança e para o sistema prisional, alinhando o trabalho dos estados com um planejamento estratégico centralizado. O governo federal avaliará as contribuições dos governadores antes de enviar a PEC ao Congresso. Para aprovação, a PEC deverá passar pela Câmara e pelo Senado, obtendo três quintos dos votos em dois turnos de votação.

No início dos trabalhos, o presidente Lula destacou a importância de um espaço de diálogo aberto. “Eu queria que essa reunião fosse uma reunião em que os governadores não tivessem nenhuma preocupação de falar aquilo que entenderem que devam falar. É uma reunião em que não existe censura, não existe impedimento de cada um dizer aquilo que pensa, aquilo que ele acha que é verdade e, sobretudo, também fazer alguma proposta de solução para que a gente possa dar encaminhamento nesse assunto”, afirmou o presidente.

Em sua fala no encontro, Jerônimo Rodrigues lembrou que “o objetivo do Consórcio Nordeste é construir um ambiente que não seja afetado por qualquer manifestação de aspectos político-partidários ou concepção ideológica. Esse é um tema de extrema importância, é um tema de Estado, um tema da população brasileira, e estamos dispostos a nos darmos as mãos para criarmos essa agenda ampla de segurança pública”.

Carta em apoio à criação do Sistema Único de Segurança Pública – Em Brasília, nesta quinta-feira (31), governadores e governadoras do Consórcio Nordeste se reuniram antes da reunião convocada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, para debater o tema da segurança pública e alinhar pontos estratégicos para os estados e a região.

O governador Jerônimo Rodrigues esteve presente no encontro que resultou em uma carta assinada pelos nove chefes dos Executivos estaduais nordestinos. a carta, os governadores reiteraram o apoio da proposta de criação do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP) e o compromisso de enviar nos próximos dias ao governo federal propostas para articulac¸a~o e efetivac¸a~o de um Pacto Nacional pela Seguranc¸a Pu´blica.

Foto: Henrique Raynal/Casa Civil

Compartilhe este conteúdo:

“Educação de Qualidade para Todos: Governador Jerônimo inaugura novo Colégio em Camaçari”

“Artistas e Líderes Políticos se Unem em Apoio a Luiz Caetano em Encontro pela Cultura”

Em Camaçari, Lula pede vitória de Caetano como presente de aniversário no dia 27 de outubro

Outubro Rosa: Mulheres Empreendedoras realizam corrida para incentivar prevenção ao Câncer de Mama

Importância da Educação Pública é tema do desfile cívico de Camaçari