Mais de 650 estudantes do ensino médio e fundamental de comunidades rurais das cidades de Canápolis e Jaborandi, no Oeste da Bahia, participaram da primeira edição de uma Trilha de Aprendizagem com foco em temas como diversidade, inclusão e empregabilidade. Em Canápolis, 312 estudantes participaram do projeto. Já em Jaborandi, foram 357 participantes com a emissão de 533 certificações, pois alguns estudantes estiveram presentes em mais de um programa.
O projeto é promovido pela Junior Achievement Bahia (JA Bahia), em parceria com o Instituto BrasilAgro, e contou com a participação de cinco mentores durante o programa. Gratuito, o projeto aconteceu dentre os dias 5 e 16 de agosto, impactando estudantes de mais de 40 turmas participantes, do 5º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio, impactando instituições como as escolas Educacional Canapolence (Canápolis), Municipal Padre Vitor e Estadual Francisco Moreira Alves – essas duas últimas localizadas no município de Jaborandi.
A trilha de aprendizagem contou com três importantes programas: “Aprender, Pra Quê”, voltado ao combate da evasão escolar; “Conectado Com o Amanhã”, para preparação do jovem para o mercado de trabalho tendo em vista suas demandas pessoais e da região; e “Montando Sua Carreira”, com foco em Diversidade e Inclusão nas áreas Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM).
Para o estudante Cristiano Souza, que participou da trilha no município de Canápolis, o programa lhe permitiu entender melhor as tendências e desafios do mercado agrícola. “O programa ampliou minha visão sobre o mercado agrícola, permitindo que eu entendesse melhor as tendências e desafios do setor. As atividades em grupo e os projetos colaborativos fortaleceram minhas habilidades de liderança e comunicação”, conta.
Estudante de Jaborandi, Vitória Veiga define a sua experiência na trilha como transformadora. “Desde o início, ficou claro que a equipe estava muito comprometida.
A comunicação foi fluida, os objetivos bem definidos e cada etapa foi conduzida com profissionalismo”, afirma.
|