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Anatel adota medidas mais rígidas contra telemarketing a partir de janeiro
Ao todo, a Anatel recebe em média 1300 reclamações por mês de usuários incomodados com o excesso de ofertas de serviços e promoções
Em setembro foram realizadas 11 bilhões de chamadas de 6 segundos, aquelas onde as empresas ligam e ficam em silêncio. 15 milhões desses registros foram feitos a cada hora do mês, segundo matéria veiculada da TV Globo. Ao todo, a Anatel recebe em média 1300 reclamações por mês de usuários incomodados com o excesso de ofertas de serviços e promoções.
Em entrevista à TV Globo, a gerente de relacionamento da Anatel, Irani Cardoso da Silva, comentou sobre o processo de minimizar o número de ligações das operadoras.
“Nós verificamos a redução do volume de chamadas inoportunas. A Anatel tem acompanhado mês a mês esses volumes, já tivemos duzentas e nove empresas que foram notificadas pra adequar a sua conduta, dessas duzentas e nove, cinquenta empresas já foram bloqueadas, a Anatel recusou o termo de conduta delas e nós temos trabalhado com essas ações no dia a dia para tentar minimizar esses volumes de ligações”, conta a gerente.
Para barrar as companhias de telemarketing, as empresas que fazem mais de 10 mil chamadas por dia devem passar a usar os dígitos 0303 na frente do número. A medida passa a valer a partir do dia 5 de janeiro de 2025. Além disso, será permitido que as operadoras de telefonia cobrem das firmas que fazem ligações curtas e silenciosas.
Foto: José Cruz/Agência Brasil