Português (Brasil)

Sesau dá início aos exames de endoscopias na Policlínica

Sesau dá início aos exames de endoscopias na Policlínica

Sesau dá início aos exames de endoscopias na Policlínica

Compartilhe este conteúdo:

Teve início nesta sexta-feira (4) mais um serviço na Policlínica: a realização de endoscopias digestivas alta – que permite visualizar o esôfago, estômago e início do intestino delgado –, exame utilizado para diagnosticar e tratar problemas do sistema digestivo. Executado pela Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria de Saúde (Sesau), ao todo, na unidade, mais de 5 mil atendimentos já foram realizados este ano.

Os primeiros procedimentos de endoscopia atenderam pacientes que estavam aguardando desde o ano anterior e que já haviam passado por triagem, e realizado os exames preparatórios. É o que explicou Amaury Miranda, diretor das Policlínicas Especializadas de Camaçari. “O serviço havia sido suspenso em outubro de 2024. Então, nossa equipe começou a entrar em contato com as pessoas que estavam na espera e, hoje, estamos retomando a realização das endoscopias, atendendo a esta demanda reprimida”, contou.

Ainda segundo Amaury, a Policlínica foi encontrada com a estrutura física precisando de manutenção. “Dentre outros problemas, falta de contratos vigentes. Mesmo com todas as dificuldades, a gestão municipal está empenhada em ampliar a oferta de serviço à população. Hoje, temos dois endoscópios de ponta”, destacou o diretor da unidade.

Entre os pacientes que realizaram a endoscopia nesta sexta-feira, estava o mecânico Ulisses Araújo, 29 anos, que aguardava pela realização do exame há cerca de um ano. “Já estava quase desistindo, mas entraram em contato comigo esta semana e agora o atendimento foi muito bom e rápido. Não tenho do que reclamar”, afirmou o morador do bairro Burissatuba.

O vigilante Rui Pedro Pereira, 62 anos, também foi uma das pessoas atendidas e elogiou o atendimento. “Estava há muito tempo aguardando e, graças a Deus, e através da nova gestão, fui atendido hoje. Está sendo boa demais a assistência de todos”, classificou o morador do Camaçari de Dentro.

Para a retomada das endoscopias, a equipe multiprofissional passou por capacitação. Além disso, toda a revisão necessária nos equipamentos foi realizada, garantindo total segurança aos pacientes.

Durante o procedimento, ainda é realizada, caso haja indicação médica, a biópsia para diagnosticar a presença da bactéria Helicobacter pylori (H. pylori) e, se houver detecção de pólipos – lesões benignas que se desenvolvem em estruturas do corpo revestidas de mucosas –, é feita também polipectomia, que consiste na retirada dos mesmos. 


Foto: Emile Lira

Compartilhe este conteúdo:

Unipar inaugura fábrica em Camaçari e impulsiona indústria química no Nordeste

Festival de Arembepe reúne público de mais de 170 mil pessoas e traz grande mistura de ritmos

Dr Eduardo Requião toma posse na OAB Camaçari e reforça compromisso com advocacia e sociedade”

ACEC destaca tecnologia e homenageia empreendedoras em evento “Mulheres que Fazem a Diferença"

Obras do Centro são retomadas e Comerciantes aprovam as mudanças

Arembepe recebe Feira Global Camaçari Mulher e Feira Verão Costa a Costa