Quer receber notícias do Bahia Diário?
Desemprego recua e Bahia tem melhor desempenho no mercado de trabalho desde 2014
Desemprego recua e Bahia tem melhor desempenho no mercado de trabalho desde 2014
O ano de 2024 marcou uma série de avanços significativos no mercado de trabalho da Bahia, com queda expressiva no desemprego, aumento da ocupação formal e crescimento da renda. De acordo com levantamento recente, a taxa média anual de desocupação no estado caiu para 10,8% – a segunda menor da série histórica, atrás apenas de 2014, quando foi de 9,8%.
A melhora acompanha o cenário nacional de recuperação econômica, que contrariou previsões negativas e apresentou crescimento robusto. Na Bahia, o número de pessoas ocupadas chegou a 6,42 milhões, o maior já registrado no estado, com um avanço impulsionado principalmente pela criação de empregos formais.
Entre os destaques do estudo, está a redução da taxa de desemprego pelo terceiro ano seguido, a queda do número de desalentados (para 540 mil, o menor patamar desde 2016) e o aumento do rendimento médio real, que atingiu R$ 2.165 – o maior valor desde 2020. A massa de rendimento real chegou a R$ 13,6 bilhões, maior valor da série, com crescimento de 19% em relação a 2023. Esse foi o quinto maior avanço percentual entre os estados brasileiros.
A informalidade, embora ainda elevada, recuou para 51,4% dos ocupados – o segundo menor percentual da série. A taxa caiu mais intensamente na Bahia (-2,3 pontos percentuais) do que no país (-0,2 p.p.) e no Nordeste (-0,7 p.p.).
Segundo especialistas, a expectativa para 2025 é de continuidade na melhoria dos indicadores do mercado de trabalho baiano, embora em ritmo mais moderado, diante de um cenário de crescimento econômico menos acelerado.