Quer receber notícias do Bahia Diário?
Praia do Paraíso, em Guarajuba, tem selo Bandeira Azul renovado para temporada 2024/2025
Praia do Paraíso, em Guarajuba, tem selo Bandeira Azul renovado para temporada 2024/2025
Pelo 6º ano consecutivo, desta vez para a temporada 2024/2025, a Praia do Paraíso, em Guarajuba, na Costa de Camaçari, é certificada com o selo de reconhecimento internacional Bandeira Azul, maior premiação global dedicada à gestão ambiental de praias e marinas, promovido pela Foundation for Environmental Education (FEE), e operado no Brasil pelo Instituto Ambientes em Rede (IAR).
Contente com o resultado, fruto do trabalho desempenhado por várias mãos, a titular da Secretaria do Turismo (Setur), Lúcia Bichara, afirma que, “a renovação potencializa o turismo na região, atraindo visitantes que buscam destinos sustentáveis e de alta qualidade. A certificação é um atrativo a mais para famílias, grupos e aventureiros, que buscam praias limpas, organizadas e preparadas para receber turistas com responsabilidade ecológica e respeito ao meio ambiente”, compartilhou.
A cerimônia de entrega da Bandeira Azul 2024 ocorre no dia 1º de novembro, às 14h, no Yacht Clube da Bahia, em Salvador. Na oportunidade, acontecerá, ainda, a entrega dos certificados de Boas Práticas e dos troféus de Destaque em Educação Ambiental. O evento contará com a presença de autoridades, como prefeitos, secretários de Meio Ambiente e Turismo, bem como representantes de organizações ambientais de todo o país.
Na ocasião, também estarão presentes, os membros do Júri Nacional do Programa Bandeira Azul, com representantes dos ministérios do Turismo (MTur) e do Meio Ambiente (MMA); da Secretaria do Patrimônio da União (SPU); do IAR; das agências brasileiras de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), e de Gerenciamento Costeiro; da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa); e da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (ABEMA).
O programa tem como objetivo elevar o grau de participação e conscientização da sociedade e gestores públicos quanto à necessidade de proteger os ambientes marinho/costeiro e lacustre, incentivando a realização de ações que conduzam à resolução dos problemas existentes na busca da qualidade e proteção ambiental.
Para se qualificar, uma série de critérios devem ser atendidos e comprovados anualmente, com o cumprimento de 32 requisitos, como gestão ambiental, qualidade da água, educação ambiental, segurança e serviços, turismo sustentável e responsabilidade social.
Apreciada tanto por banhistas quanto por surfistas, a Praia do Paraíso é uma joia localizada nos 42 quilômetros (km) da costa do município. Os coqueiros altos e as águas esverdeadas contribuem para criar um cenário paradisíaco. Situada a pouco mais de 40 km do Aeroporto Internacional de Salvador - Deputado Luís Eduardo Magalhães, chegar ao local leva aproximadamente 50 minutos, pela Estrada do Coco (BA-099).
Foto: Arquivo