Português (Brasil)

TSE mantém decisão que barrou candidatura de vereador por parentesco com prefeito de Mata de São João (BA)

TSE mantém decisão que barrou candidatura de vereador por parentesco com prefeito de Mata de São João (BA)

TSE mantém decisão que barrou candidatura de vereador por parentesco com prefeito de Mata de São João (BA)

Compartilhe este conteúdo:

Em julgamento realizado nesta quinta-feira (14), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) manteve a decisão que indeferiu o registro de candidatura e tornou inelegível Domingos Tavares de Jesus, candidato a vereador em Mata de São João (BA) nas eleições 2024, devido ao seu vínculo familiar com o prefeito reeleito da cidade. O entendimento segue posição defendida pelo Ministério Público Eleitoral, que comprovou a união estável entre a filha do candidato a vereador e o prefeito da cidade.   

O registro de candidatura de Domingos havia sido negado pela Justiça Eleitoral em primeira instância. Porém, o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia alterou essa decisão, por considerar que a união estável não estava devidamente documentada. 

A inelegibilidade de cônjuges e parentes consanguíneos ou por afinidade dos ocupantes do cargo de chefe do Executivo está prevista no artigo 14, parágrafo 7º, da Constituição. A vedação alcança familiares até o segundo grau do presidente da República, de governador, de prefeito ou de quem os tenha substituído dentro dos seis meses anteriores às eleições. Os parentes não podem concorrer a qualquer cargo eletivo vinculado ao espaço de influência política do chefe do Poder Executivo, com exceção apenas para quem já seja titular de mandato eletivo e esteja disputando a reeleição.

Em manifestação enviada ao TSE, o vice-procurador-geral Eleitoral, Alexandre Espinosa, apontou que uma série de vídeos, fotos, notícias e mensagens postadas em redes sociais pelos próprios envolvidos comprovam a união estável entre Agostinho Batista dos Santos Neto, prefeito reeleito de Mata de São João, e Jaqueline Almeida, filha de Domingos. Em vídeo postado em sua conta, o atual prefeito se refere a ela como “família, pessoa que estou vivendo, que vai ser minha esposa”. Fotos mostram os dois juntos em diversas ocasiões, inclusive em solenidades e eventos oficiais da Prefeitura. 

De acordo com o MP Eleitoral, a sociedade local tem Jaqueline como referência de primeira-dama do município, condição reforçada a todo momento pelo próprio prefeito. Por unanimidade, o TSE acatou o posicionamento do Ministério Público e reconheceu a incidência da inelegibilidade, invalidando o registro da candidatura do sogro do prefeito para o cargo de vereador

Compartilhe este conteúdo:

Feirinha do Horto reforça empreendedorismo sustentável em Camaçari

“Camaçari distribui Cestas de Páscoa em grande escala: ação segue até dia 16”

Revitalização do Centro de Camaçari é concluída com entrega da Praça Desembargador Montenegro

O Boticário inaugura nova loja no Centro de Camaçari com vagas de Emprego para o dia das Mães

Unipar inaugura fábrica em Camaçari e impulsiona indústria química no Nordeste

ACEC destaca tecnologia e homenageia empreendedoras em evento “Mulheres que Fazem a Diferença"