Quer receber notícias do Bahia Diário?
Plantio de mudas e falas sobre ecologia integral marcam Sessão Especial em alusão à Campanha da Fraternidade
Plantio de mudas e falas sobre ecologia integral marcam Sessão Especial em alusão à Campanha da Fraternidade
Vereadores, população e líderes religiosos da Igreja Católica estiveram reunidos, na manhã desta quarta-feira (02/04), para realizar o plantio coletivo de mudas no terreno localizado em frente à Câmara de Camaçari. O plantio foi o último ato da Sessão Especial realizada em alusão à Campanha da Fraternidade, que este ano tem como tema Ecologia Integral.
A sessão foi solicitada pelo vereador Tagner Cerqueira (PT), que ao iniciar o seu discurso citou a frase bíblica que aparece em Gênesis 1:31: “E viu Deus que tudo era muito bom”. Ele destacou a importância de reunir tantas pessoas para falar sobre uma necessidade tão atual e urgente, que é a proteção ao meio ambiente de forma integral.
“Fico muito feliz de estarmos aqui falando sobre isso e pergunto: será que podemos olhar para nossa terra Camaçari e dizer que tudo é muito bom? Nossa cidade foi abençoada por Deus e é rica em recursos naturais, mas tem sido durante muitos anos maltratada e o preço desse descaso tem sido cobrado. A ecologia integral nos lembra que tudo está conectado: a saúde da terra, a dignidade do povo e a justiça social. Sem meio ambiente equilibrado, não existe fraternidade verdadeira. Não é justiça social sem justiça ambiental. Desperdício de alimentos, lixo em excesso e descartado de forma incorreta. Tudo isso gera sofrimento para muitas pessoas”, afirmou.
Entre os convidados esteve o secretário de Desenvolvimento Urbano de Camaçari, Rodrigo Nogueira, que falou sobre a importância das ações que garantam o reflorestamento. “A Sedur está debatendo este assunto, estimulada pela Campanha da Fraternidade. Estamos trabalhando na elaboração do plano de arborização urbana e do plano de enfrentamento às mudanças climáticas. Pretendemos entregar esses documentos ainda este ano e planejamos, inclusive, já iniciar também este ano o plano de arborização. Essas são ações práticas que se conectam com o tema e com a urgência de pensarmos o lugar onde vivemos, a nossa cidade, o planeta”, destacou.
A representante da Fazenda Natal, casa de acolhida para moradores de rua, Letícia Vardieiro trouxe também outras reflexões sobre o tema, sobretudo sobre como a sociedade tem equilibrado o desenvolvimento urbano e o cuidado com os mais carentes. “Quem mais sofre quando tem uma enchente? São os mais pobres que sofrem, que choram, que clamam. Precisamos garantir a dignidade de todos e isso passa pela Ecologia Integral, que nada mais é do que a relação entre natureza, sociedade e espiritualidade. Cuidando do meio ambiente, estamos também cuidando do outro, do próximo”, afirmou.
Por sua vez, o Bispo da Diocese de Camaçari, Dom Dirceu, reforçou o drama trazido pelo cenário de mudanças climáticas no mundo. Ele citou a fala de um dos maiores climatologistas do mundo, o cientista Carlos Nobre, feita em visita recente à Bahia. Na ocasião, o especialista disse que a longo prazo, se nada for feito, toda a região equatorial se torna inabitável, inclusive, Salvador.
“Isso é grave, é dramático. E precisamos acordar e fazer o que está a nosso alcance para equilibrar desenvolvimento com proteção aos recursos ambientais. A Campanha da Fraternidade chega mais uma vez trazendo alertas sobre situações que são óbvias, mas que pela falta de lucidez a sociedade tem esquecido, tem tratado com descompromisso. Não existe fraternidade sem justiça social e sem cuidados com o meio ambiente”, concluiu.