Quer receber notícias do Bahia Diário?
Demandas na área de educação são apresentadas na sessão da Câmara de Camaçari
Demandas na área de educação são apresentadas na sessão da Câmara de Camaçari
A 10ª Sessão Ordinária da Câmara de Camaçari, realizada nesta terça-feira (08/04), teve como um dos principais destaques a apresentação de matérias que evidenciam demandas na área de educação. Uma delas foi abordada no Projeto de Lei Nº 026/2025, que quer incluir como atividade extracurricular o ensino de noções básicas sobre robótica aos alunos da Rede Municipal de Ensino.
De autoria do vereador Manoel Filho (PL), o projeto foi encaminhado para a análise das comissões legislativas. Segundo ele, a iniciativa está conectada com o novo cenário da educação, que foca nas áreas de inovação e tecnologia. “A robótica tem se consolidado como uma das principais áreas de desenvolvimento tecnológico, com aplicações em diversos setores produtivos e sociais. Sua introdução no ambiente escolar possibilita aos alunos o contato com conceitos de ciência, tecnologia, engenharia e matemática, contribuindo para o aprimoramento das habilidades cognitivas e criativas”, defendeu. O vereador também é autor da Indicação Nº 059/2025, que foi aprovada em plenário e que pede a criação de uma Creche Escola em Barra do Jacuípe.
Com o objetivo de garantir o acesso a informações sobre gestão de finanças, os vereadores aprovaram por unanimidade a Indicação Nº 334/2025, de autoria do vereador Dr. Samuka (PRD), que solicita a adesão de Camaçari ao programa “Aprender Valor”, desenvolvido pelo Banco Central e ofertado de forma gratuita para as escolas públicas brasileiras, com foco na educação financeira para estudantes.
Por sua vez, o vereador Dilson Magalhães (PP) trouxe para discussão a Indicação Nº 310/2025, que pede ao Executivo Municipal a realização de estudos para a implantação do Programa Biblioteca Itinerante nas localidades distantes da sede e zona rural do município. Para o parlamentar, é preciso tornar viável o acesso à biblioteca por parte das pessoas que residem nas comunidades mais afastadas da sede e zona rural.
“Tal programa poderá levar as associações de bairro, espaços públicos ou até mesmo em trailers adaptados o acervo da biblioteca pública municipal a fim de incentivar a comunidade à prática da leitura. É válido salientar que geralmente essas comunidades mais afastadas têm dificuldade para acessar o sinal de internet, portanto, a intenção é viabilizar o acesso à leitura com um pouco mais de facilidade e comodidade”, explicou.
A requalificação e reforma de escolas também estiveram em pauta. O vereador Kaique Ara (PT) solicitou intervenções e melhorias na Escola Municipal Santo Antônio, localizada em Machadinho. Já o vereador Maurício Qualidade (União) indicou a necessidade de reforma da Escola Virgínia Reis Tude, além da criação de um espaço de lazer para os alunos e professores na unidade.