Português (Brasil)

Mulheres aprovam Programa de Rastreamento do Câncer de Mama

Mulheres aprovam Programa de Rastreamento do Câncer de Mama

Mulheres aprovam Programa de Rastreamento do Câncer de Mama

Compartilhe este conteúdo:

Atendimento especial, com acolhimento e olhar de carinho com as pacientes. Assim, as mulheres que participaram do Programa de Rastreamento do Câncer de Mama do Governo do Estado definiram a iniciativa, que é promovida através da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), em parceria com a Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau). A ação realiza exames de mamografia até o próximo sábado (26), na carreta adaptada estacionada em frente ao Restaurante Empório Jacuípe, próximo à passarela que dá acesso à localidade Barra do Jacuípe.

Moradora da comunidade Canto dos Pássaros, a vendedora Maria de Lourdes Sales, 57 anos, realizou o exame nesta quinta-feira (24) e foi uma das atendidas a elogiar o atendimento. “Está muito bom, todo mundo muito educado. E o processo na recepção foi bastante rápido. Tinha cinco anos que não realizava mamografia. Então, aproveitei a oportunidade para fazer”, contou.

Quem também aprovou a ação foi Alcione Brandão, 47 anos, moradora de Barra do Jacuípe. “Maravilhoso, fui muito bem atendida. Este programa é ótimo, pois garante a mamografia de forma acessível. Temos que colocar nossa saúde como prioridade, sempre em primeiro lugar. Então, achei importante participar”, afirmou a supervisora de camareira.

Para a servidora pública Simone Conceição, 48 anos, a atenção com a saúde é fundamental. Há três anos, ela descobriu um câncer na tireoide e, através de tratamento no Centro de Oncologia de Camaçari (Ceonc), conseguiu superar a doença. “Como parte do acompanhamento, periodicamente faço exames para monitoramento não só da tireoide, mas das mamas também, para detecção precoce do câncer. Então, ter este atendimento aqui é ainda melhor, pois facilita pra gente. A organização está de parabéns”, enfatizou.

Na orla, os atendimentos tiveram início no dia 14 de abril. Até a quarta-feira (23), 341 mamografias já tinham sido realizadas na região. Esse quantitativo, se somado aos exames feitos na primeira etapa da ação, que ocorreu entre os dias 7 e 12 de abril, na Praça Lúcia Eugênia Borges da Silva “Drª Eugênia”, conhecida como Praça da Simpatia, na sede do município, quando 629 mamografias foram feitas, chega a um total de 970 exames realizados. Esta semana, como forma de contemplar mais mulheres, a faixa etária foi ampliada, passando a atender pacientes de 45 a 69 anos. Antes, a idade mínima era 50 anos.

 

A carreta adapta é equipada com plataforma elevatória para garantir a acessibilidade de pessoas com deficiência (PcDs) ou mobilidade reduzida. No espaço destinado à recepção, as mulheres contam com a distribuição de lanches, o que proporciona maior acolhimento.

 

Para facilitar o acesso ao serviço, está sendo disponibilizado transporte gratuito para as mulheres das comunidades da orla. No turno da manhã, os transportes saem às 6h da primeira parada e retornam às 12h. Já no turno da tarde, a saída é às 13h, com retorno às 17h. Os veículos seguem dois roteiros distintos, com saída das unidades de saúde da orla.

 

O roteiro 1 faz o seguinte percurso: Unidade de Saúde da Família (USF) Cajazeiras de Abrantes; USF Catu de Abrantes; USF Vila de Abrantes; USF Pé de Areia; posto de gasolina Menor Preço (paralelo à USF de Areias); e Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Arembepe. Enquanto o roteiro 2, faz o seguinte trajeto: USF Cachoeirinha; USF Barra do Pojuca; USF Monte Gordo; USF Coqueiro de Monte Gordo; e USF Caminho do Mar.

 

Para ser atendida, a paciente precisa ter feito o agendamento prévio em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou USF, apresentando cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), comprovante de residência e documento de identificação. No dia do exame, é necessário levar, também, a requisição médica e, se disponível, a última mamografia realizada.

 

O Programa de Rastreamento do Câncer de Mama tem como objetivo ampliar o acesso das mulheres ao exame de mamografia pelo SUS, medida fundamental para a detecção precoce do câncer de mama. O diagnóstico é essencial para o sucesso do tratamento, aumentando as chances de cura e reduzindo os impactos da doença.

--

Compartilhe este conteúdo:

Arquivo Público de Camaçari é reaberto; saiba como visitar

“Camaçari distribui Cestas de Páscoa em grande escala: ação segue até dia 16”

Revitalização do Centro de Camaçari é concluída com entrega da Praça Desembargador Montenegro

O Boticário inaugura nova loja no Centro de Camaçari com vagas de Emprego para o dia das Mães

Unipar inaugura fábrica em Camaçari e impulsiona indústria química no Nordeste

ACEC destaca tecnologia e homenageia empreendedoras em evento “Mulheres que Fazem a Diferença"