Quer receber notícias do Bahia Diário?
Delegados de Saúde da Trabalhadora e do Trabalhador são eleitos
Delegados de Saúde da Trabalhadora e do Trabalhador são eleitos
Camaçari definiu os delegados que representarão o município na etapa Macrorregional Leste da 5ª Conferência Estadual de Saúde da Trabalhadora e do Trabalhador da Bahia. A eleição aconteceu durante a 1ª Plenária de Saúde da Trabalhadora e do Trabalhador de Camaçari, realizada na Casa do Trabalho na terça-feira (29). O encontro foi promovido pelo Conselho Municipal de Saúde (CMS), com apoio da Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), e contou com acessibilidade em Língua Brasileira de Sinais (Libras).
Entre os eleitos esteve Daniela Barbosa, gestora da Unidade de Saúde da Família (USF) Parque Florestal. Para ela, o momento representa uma conquista significativa. “É uma forma de conseguir ter voz, especialmente enquanto mulher. O papel que assumo é de pensar no coletivo, tanto para os usuários quanto, especialmente, para os trabalhadores da saúde. É uma importante vitória”, afirmou, destacando que apresentará propostas voltadas à saúde ocupacional dos servidores.
Representando gestores e prestadores, também foram eleitos: Ana Paula Santos, Gabriela Mendes, Amanda Fernandes e Nanci Silva, esta última como suplente. Na representação dos usuários, foram escolhidos: Joselito Amorim, Patrícia de Jesus, Ionara Barreto, José Maicon Santos, Edenivaldo Anunciação, Paulo Costa, Patrícia Lima e Uilma Soares. Já pelos trabalhadores da saúde, os delegados eleitos foram: Elizângela Xavier, Railda Santos, Elizabeth Ramos e Leandro Cal. A Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador (CIST) será representada por Lúcia Duque e Ivonete Mota.
A plenária também foi marcada pelo debate das propostas que irão compor o novo Plano Municipal de Saúde, documento que guiará as ações do setor nos próximos quatro anos. A Diretora de Planejamento da Sesau, Yvana Karina Silva, explicou que a preparação do evento passou por diferentes etapas. “Teve toda uma construção prévia, a partir tanto das inscrições quanto do cadastro das propostas dos usuários, trabalhadores e gestores do SUS. A gente conseguiu compilar um total de 300 propostas, as quais foram tratadas e trouxemos hoje para a conferência 155 destas, que foram apreciadas de forma participativa. Além disso, ainda aqui na atividade, os participantes podem incluir novas ideias a partir das necessidades trazidas”, destacou, ao pontuar que, ”eventos como esse fazem com que possamos construir o SUS a várias mãos, com a população”.
Entre as propostas discutidas, esteve em pautas como a implementação de ações de saúde com atividades coletivas nas comunidades, qualificação do trabalhador para Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), e iniciativas com tema na saúde do trabalhador, qualidade dos serviços de saúde, dentre outros.
A etapa Macrorregional Leste da conferência está marcada para os dias 19 e 20 de maio, em Salvador, e reunirá representantes dos 48 municípios da região. A próxima fase será a preparação para a etapa estadual do evento, que terá como tema “Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora como Direito Humano” e discutirá políticas públicas, novas relações de trabalho e a importância da participação popular na construção do SUS.
Durante a manhã, foi realizada a 1ª Plenária Popular de Saúde, que contou com a participação de 160 inscritos e teve como destaque a palestra “A saúde que queremos para os próximos quatro anos”.