Quer receber notícias do Bahia Diário?
Camaçari firma parceria para fortalecer a alfabetização e a qualidade do ensino
Camaçari firma parceria para fortalecer a alfabetização e a qualidade do ensino
Camaçari dá mais um passo importante na consolidação de uma educação pública de qualidade. E com objetivo de assinar um acordo de cooperação técnica com a Associação Bem Comum, organização reconhecida nacionalmente por sua atuação na melhoria dos indicadores educacionais por meio do Programa Educar pra Valer, o prefeito Luiz Caetano participou, nesta semana, de uma missão institucional de dois dias em Fortaleza.
Durante a visita, a comitiva de Camaçari – composta pelo secretário de Educação, Márcio Neves, pela diretora Pedagógica da Secretaria de Educação (Seduc), Alexandra Persil, e pela deputada federal e primeira-dama do município, Ivoneide Caetano – participou de reuniões técnicas, seminários e visitas a instituições locais, com o intuito de alinhar metas e estratégias para os próximos anos.
A cooperação oferece consultoria e assessoria gratuitas na área educacional, com foco no diagnóstico da rede, formação de professores, coordenadores pedagógicos e gestores escolares, além de acompanhamento contínuo das ações nas escolas.
O Educar pra Valer tem como foco a implementação de estratégias de gestão pedagógica e formação continuada de professores, inspiradas no modelo de sucesso que transformou a educação da cidade de Sobral, no Ceará. Já impactando mais de 3,5 milhões de estudantes em cerca de 4 mil municípios brasileiros, o programa promove a alfabetização na idade certa, reduz a evasão escolar e eleva as marcas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
Na oportunidade, o prefeito Luís Caetano destacou que a educação de Camaçari dá um salto importante com essa parceria. “Nosso compromisso é com o futuro das nossas crianças, com equidade e com a valorização dos profissionais da rede municipal de ensino”.
Já o secretário de Educação, professor Márcio Neves, afirmou que o Educar pra Valer representa a oportunidade de trabalhar com base em evidências, com foco real nos resultados de aprendizagem dos estudantes do município. “É uma iniciativa estratégica para tornar a educação de Camaçari cada vez mais eficiente e transformadora”.
A assinatura do convênio simboliza um marco na gestão educacional do município, reforçando o compromisso de Camaçari com uma educação pública cada vez mais qualificada e voltada para o desenvolvimento integral dos seus estudantes.
Fotos: Arquivo Seduc